16.8.10

16. 08. 2010: Guardas-nocturnos podem andar armados

Os guardas nocturnos já podem usar armas de fogo em serviço, depois de terem frequentado o Curso de Formação Técnica e Cívica da PSP para portadores de armas de fogo, anunciou a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos.
Em comunicado, a associação refere que os guardas nocturnos andam armados durante o serviço com armas de defesa pessoal, pistola ou revólver.
Contudo, o uso de armas mereceu dúvidas quanto à forma de uso, tendo o director nacional adjunto da PSP emitido uma circular, no dia 02 deste mês, a autorizar os guardas nocturnos a andar com a arma à cintura, anulando uma circular anterior que proibia essa mesma medida.
A associação aguarda uma resposta do Ministério da Administração Interna sobre o uso da arma em serviço, pois considera que estas devem voltar a ser fornecidas pelo Estado e que os guardas nocturnos sejam isentos de licença de uso e porte de arma de serviço tal como já aconteceu.
Actualmente, os guardas nocturnos estão sujeitos a uma licença administrativa, para poderem desempenhar as funções, com armas da classe B1, calibre inferior ao que foi autorizado até Agosto de 2009.
Em Portugal existem cerca de 400 guardas nocturnos.

de Journal de Notícias