30.9.09

30.09.2009 LEIRIA - Reclusos fogem uma hora

Três reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria andaram ontem fugidos perto de uma hora. Durante o recreio, evadiram-se, trepando o muro da cadeia. Mais tarde foram capturados pelo Corpo da Guarda Prisional nas imediações de um quartel militar. Todos cumprem penas de oito anos de prisão.

Fonte: Correiodamanha 30.09.2009

25.9.09

22.09.2009 Pescadores agrediram Policia Marítima

Pescadores de Sesimbra agrediram agentes da Policia Marítima quando estes quiseram apreender o pescado. Reforços da GNR foram chamados e 2 pescadores foram detidos e levados a tribunal.


Fonte: O Setubalense (23.09.2009)

21.09.09 Leomil - Mais uma caixa multibanco destruída

Na A25 em Leomil, sentido Guardia-Vilar-Formoso, uma caixa multibanco foi destruída numa area de serviço. O multibanco foi destruído à pedrada dia 21 à noìte. Ninguém foi apanhado. Os danos foram de 4000€.

Fonte: Correio da Manha (23.09.2009)

21.9.09

Klagenfurt- Corinthia-Austria 19.09.09- Sede do partido de extrema direita FPOE vandalizada.



Na noite de 18 para 19 de Setembro a sede do partido de extrema direita FPOE em Klagenfurt/Conrinthia, Áustria, foi atacada. Foram partidas janelas e foi mandada tinta para dentro da sede.
Esta acção aconteceu enquanto decorria o encontro internacional fascista para comemorar os soldados mortos da II Guerra Mundial.
Muitos dos habituais celebrantes encontraram-se mesmo não oficialmente e fizeram uma marcha até uma importante estátua da II Guerra Mundial.
Durante este encontro, 150 anti fascistas manifestaram-se na baixa de Klagenfurt.
Diferentes pessoas de diferentes Partidos distanciaram-se da acção levada a cabo na sede, apontando a natureza não democrática da mesma.

fonte:
Krone.at

http://www.krone.at/krone/S25/object_id__162308/hxcms/index.html

19.9.09

19.Setembro 2009 Loures - Intervenção da PSP acabou anteontem à noite em confrontos entre a população e os agentes.

Um grupo de jovens que há alguns dias fazia de uma casa abandonada no Bairro do Catujal em Loures o seu local de convívio sofreu uma acção de despejo por parte da PSP. Os moradores não reagiram bem à intervenção da PSP para retirar o grupo da casa
A intervenção acabou anteontem à noite em confrontos entre a população e os agentes.
Três polícias ficaram feridos e três moradores do bairro acabaram detidos.
A PSP deteve uma mulher, de 33 anos. Um homem, de 34 anos, e uma mulher, de 25, tentaram evitar a detenção, agredindo os agentes a murro.
Os três detidos contaram que "foi a polícia que chegou e começou a bater nos miúdos. Chegaram a apontar-lhes armas à cabeça." Uma outra contou que foi "puxada pelos cabelos quando tinha a filha de 13 meses ao colo". "Quando vi a minha mulher e filha no chão, tive de reagir", contou um deles.

Fonte: correiodamanha

15.9.09

14.09.-Braga: Caixas multibanco e porta da Câmara Municipal a arder


Durante a madrugada de 2a feira foram postos pneus a arder em duas agências bancárias, (Millenium e Caixa Geral de Depósitos) na freguesia da Gualtar. Na primeira os pneus foram postos dentro da agência, onde os danos foram muito maiores e, na CGD à porta, destruindo parte das caixas de multibanco.
Também na fachada da câmara municipal de Braga, três pneus foram postos a arder. Os danos ficaram-se pela fachada.
Estes incêndios foram idênticos ao que aconteceu na noite de sexta para sábado em Terras de Bouro. Aí também foram colocados pneus a arder junto a caixas de multibanco da caixa geral de depósitos.

fonte:
correio da manha

Domingo 13.09.09-Amadora- Jovens atiram pedras contra carro-patrulha

24 horas depois da PSP de Loures ter sido atacada na zona do Prior Velho, novos ataques ocorreram na Cova da Moura, na zona da Quinta da Serra. Um grupo de jovens mandou pedras contra um carro patrulha. Ninguém foi apanhado. Na mesma noite, não muito longe, caixotes do lixo foram incendiados.

fonte:
correio da manha

8.9.09

Algumas noticias de Verão

17 de junho de 2009: SETÚBAL

Em Setúbal um veículo pesado de passageiros e um veículo ligeiro foram queimados por volta das 2:30h. A viatura ligeira estava estacionada no Largo do Carmo. O veículo pesado de passageiros da empresa "NETT" estava na rua Faustino José junto à rua ocidental do mercado.

fonte: jornal "O setubalense" de 19 de Junho de 2009

Setubal: Mensagens de revolta, visando as forças policiais, surgiram em várias paredes da cidade. (08.Junho 2009)

Nas fachadas de alguns edifícios, públicos e privados, do centro histórico de Setúbal apareceram nos últimos dias várias inscrições. Os grafitti serão uma espécie de herança dos confrontos de Maio no Bairro da Bela Vista, após o funeral de Antonino Santos - um morador de 23 anos morto pela GNR.

No túnel do Quebedo, uma das zonas de maior tráfego, a autarquia apressou-se a pintar a parede para esconder um dos graffiti mais contundentes contra as polícias. Em letras garrafais vermelhas lia-se que "Não esquecemos, não perdoamos a violência policial". Terá sido a mesma tinta que, cerca de 500 metros mais à frente, foi usada na fachada de um edifício na Avenida D. João II. "Diverte-te com a revolta", lê-se, enquanto já nos Quatro Caminhos, próximo da prisão, alguém escreveu "A revolta continua" a toda a largura de um muro.

Já com recurso a tinta preta surge a inscrição "Bela Vista em todo o lado", próximo do liceu, na fachada de um dos edifícios e os moradores não ficam indiferentes ao recado.


fonte: DN

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1257137&seccao=Sul


Matosinhos

Na prisão de Custóias, em Matosinhos um fogo deflagrou numa cela da ala disciplinar, supostamente tendo sido utilizados lençois. Um guarda e dois reclusos ficaram feridos.
O recluso Ramiro Sílvio Cruzeiro estava de castigo na cela e ficou com queimaduras de primeiro e segundo grau e provavelmente o fogo foi um acto de Revolta.

Fonte: Correio da Manhã de 24 de Agosto 2009

Madrid

Dez polícias ficaram feridos e 20 pessoas foram detidas na sequência de confrontos num bairro rico da cidade. Foram queimados carros da polícia, contentores do lixo e uma esquadra foi atacada por cerca de 200 pessoas. A polícia disparou balas de borracha para dispersar o grupo. Os confrontos alargaram-se a várias zonas da cidade de Madrid.
A polícia foi apedrejada quando se tentava aproximar de um grupo de pessoas

Fonte: Jornal Global de 8 de Setembro de 2009

21.05.2009: Acção policial no Bairro Fim-do-Mundo provocou a revolta popular

A PSP disparou tiros de balas de borracha e usou gás pimenta, ontem à tarde, no Bairro do Fim do Mundo, no Estoril. A intervenção policial aconteceu durante um jogo de basquete e levou à detenção de um jovem.

video da intervenção:
http://passapalavra.info/?p=4325

Fontes:
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Accao-policial-no-Bairro-Fim-do-Mundo-provocou-a-revolta-popular.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article=221167
http://passapalavra.info/?p=4410