8.9.09

Algumas noticias de Verão

17 de junho de 2009: SETÚBAL

Em Setúbal um veículo pesado de passageiros e um veículo ligeiro foram queimados por volta das 2:30h. A viatura ligeira estava estacionada no Largo do Carmo. O veículo pesado de passageiros da empresa "NETT" estava na rua Faustino José junto à rua ocidental do mercado.

fonte: jornal "O setubalense" de 19 de Junho de 2009

Setubal: Mensagens de revolta, visando as forças policiais, surgiram em várias paredes da cidade. (08.Junho 2009)

Nas fachadas de alguns edifícios, públicos e privados, do centro histórico de Setúbal apareceram nos últimos dias várias inscrições. Os grafitti serão uma espécie de herança dos confrontos de Maio no Bairro da Bela Vista, após o funeral de Antonino Santos - um morador de 23 anos morto pela GNR.

No túnel do Quebedo, uma das zonas de maior tráfego, a autarquia apressou-se a pintar a parede para esconder um dos graffiti mais contundentes contra as polícias. Em letras garrafais vermelhas lia-se que "Não esquecemos, não perdoamos a violência policial". Terá sido a mesma tinta que, cerca de 500 metros mais à frente, foi usada na fachada de um edifício na Avenida D. João II. "Diverte-te com a revolta", lê-se, enquanto já nos Quatro Caminhos, próximo da prisão, alguém escreveu "A revolta continua" a toda a largura de um muro.

Já com recurso a tinta preta surge a inscrição "Bela Vista em todo o lado", próximo do liceu, na fachada de um dos edifícios e os moradores não ficam indiferentes ao recado.


fonte: DN

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1257137&seccao=Sul


Matosinhos

Na prisão de Custóias, em Matosinhos um fogo deflagrou numa cela da ala disciplinar, supostamente tendo sido utilizados lençois. Um guarda e dois reclusos ficaram feridos.
O recluso Ramiro Sílvio Cruzeiro estava de castigo na cela e ficou com queimaduras de primeiro e segundo grau e provavelmente o fogo foi um acto de Revolta.

Fonte: Correio da Manhã de 24 de Agosto 2009

Madrid

Dez polícias ficaram feridos e 20 pessoas foram detidas na sequência de confrontos num bairro rico da cidade. Foram queimados carros da polícia, contentores do lixo e uma esquadra foi atacada por cerca de 200 pessoas. A polícia disparou balas de borracha para dispersar o grupo. Os confrontos alargaram-se a várias zonas da cidade de Madrid.
A polícia foi apedrejada quando se tentava aproximar de um grupo de pessoas

Fonte: Jornal Global de 8 de Setembro de 2009

21.05.2009: Acção policial no Bairro Fim-do-Mundo provocou a revolta popular

A PSP disparou tiros de balas de borracha e usou gás pimenta, ontem à tarde, no Bairro do Fim do Mundo, no Estoril. A intervenção policial aconteceu durante um jogo de basquete e levou à detenção de um jovem.

video da intervenção:
http://passapalavra.info/?p=4325

Fontes:
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Accao-policial-no-Bairro-Fim-do-Mundo-provocou-a-revolta-popular.rtp&headline=20&visual=9&tm=8&article=221167
http://passapalavra.info/?p=4410